Você sabia que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% a 35% dos adolescentes de 10 a 12 anos têm algum problema com a oclusão dentária?
Consegue listar agora quais seriam as principais causas desse problema? Não precisa fazer isso agora, nós já fizemos esta lista. Segue com a gente nesse texto para descobrir um pouco mais.
Antes de fazer um ranking geral dos fatores que levam a má oclusão dentária, vamos separá-las em causas primárias e secundárias.
Uma das causas primárias da má oclusão dentária podem ser fatores hereditários e enfermidades intra-uterinas. Já as causas secundárias podem ter como relação aos arcos dentários e fatores extrínsecos, que se relacionam com o ambiente e hábitos bucais indesejáveis de cada indivíduo, e esses hábitos ocasionam desvios na morfologia dentoalveolar e no contorno dos arcos dentários.
Antes de seguir falando sobre a má oclusão dentária, vamos entender um pouco sobre o que é a oclusão dentária.
O que é a oclusão dentária?
Pense que todo o conjunto de dentes, gengivas, articulação temporomandibular precisam estar em equilíbrio. É toda relação funcional desse sistema que é denominado de oclusão dentária. Falar, mastigar, deglutir… tudo isso são funções desse sistema, que precisa estar em harmonia para o perfeito funcionamento.
Ao menor sinal de anormalidade neste sistema, pode-se considerar que há má oclusão dentária.
Quando esta oclusão não se encontra num estado normal, dá-se a má oclusão dentária. Parece óbvio, mas quando há desalinhamento dos dentes, inferiores ou superiores, isso pode acarretar na disfuncionalidade desse sistema. E não é apenas “dentes tortos”, a má oclusão dentária pode acarretar na disfunção temporomandibular.
Alguns dos principais hábitos:
Como nós já mencionamos, a má oclusão pode se dar por fatores primários, vamos ver uma lista deles:
- Má formação intra-uterina
- Fatores hereditários e genéticos
- Defeitos na mandíbula
- Falta ou excesso de dentes
Existem também os fatores externos:
Fatores externos, ou secundários, são aqueles causados ao longo da vida. Vamos ver alguns exemplos:
- Morder unha
- Postura, que prova mordida cruzada por pressão unilateral
- Respiração com ausência das vias aéreas superiores
- Uso de chupeta
- Chupar dedo
- Deglutição atípica, podendo provocar mordida aberta anterior
Tratamentos
O tratamento pode se dar em todos os períodos da vida, desde que seja possível avaliar e fazer um planejamento para tratar.
Mas quando falamos sobre o tratamento nessa fase da adolescência, falamos em algo muito complexo porque envolve uma cadeia muito grande de profissionais, além do dentista, temos o fonoaudiólogo, otorrinolaringologista e psicólogo.
Por isso, é de extrema importância a consulta frequente ao dentista, que através de um diagnóstico pode implementar um tratamento preventivo, alertando sobre possíveis hábitos indesejados e as consequências que eles podem causar, ou até mesmo tratamentos interceptativos e curativos, e corrigir o distúrbio o mais rápido possível.
Como avaliar uma má oclusão dentária.
Atualmente existem tecnologias que permitem a análise digital de oclusão dental. Nós inclusive temos um vídeo que mostra essa tecnologia que está disponível no Brasil. Vou deixar aqui abaixo para você.
Caso você queira saber mais sobre essa tecnologia, vou deixar o link do site da Kinetec aqui para você. Entre em contato com o time de especialistas e descubra como ter essa tecnologia no seu consultório.