+55 (51) 3026 8507 [email protected]

DTM, três letras que tira o sono de quase 40% da população brasileira. Esses são dados disponibilizados pela Organização Mundial de Saúde em 2021.

Mas afinal, o que é a DTM? Como avaliar um paciente com este diagnóstico?

Antes de tudo, vamos entender o que é a DTM ou a Disfunção Temporomandibular.

O que é a DTM?

DTM é a abreviação de Disfunção Temporomandibular, uma condição que acomete cerca de 40% da população brasileira e muitas pessoas não sabem que possuem. A DTM nada mais é do que o  conjunto de sintomas que de alguma forma afetam a ATM, que é a  articulação temporomandibular.

A DTM pode ser de três tipos: Muscular, quando acomete os músculos mastigatórios; pode ser do tipo articular, quando a região afetada são as articulações responsáveis pela mastigação; ou ainda podem ser do tipo misto, quando afetam músculos e articulações ao mesmo tempo.

DTM

Sintomas da Disfunção Temporomandibular

Os sintomas são diversos e podem não estar relacionados diretamente com a mastigação, o que leva muitas pessoas a não saberem o que está causando tais sintomas. Veja a lista de alguns que podem surgir:

• inchaço na lateral da boca, da face ou na mandíbula;
  • travamento na hora de abrir ou fechar a boca;
  • dor na face;
  • dor de cabeça;
  • dor de ouvido;
  • surdez momentânea;
  • dificuldade para abrir a boca, mastigar ou bocejar;
  • sensação de tontura, vertigem ou zumbido no ouvido;
  • dor no pescoço, no trapézio ou costas;
  • Entre outros.

Como realizar uma avaliação precisa?

Atualmente existem muitos profissionais focados e especializados em atendimento a pacientes com DTM. É o caso da Daniela Biasotto, Profª e pesquisadora do programa em ciências da reabilitação– linha DTM e autora do livro “Abordagem interdisciplinar das DTMs”.

A Dra. Daniela deu uma entrevista para a Kinetec Tecnologias Biomecânicas e contou como ela realiza a avaliação e interpretação da eletromiografia em pacientes com DTM. Você pode conferir a entrevista clicando aqui neste link.

Se você é dentista e tem interesse em colocar no seu consultório o melhor e mais moderno equipamento de avaliação de oclusão digital na sua clínica, clique aqui neste link e deixe o seu contato. Um consultor da Kinetec vai entrar em contato para uma demonstração gratuita.