Uma das principais causas de dores orofaciais reconhecidas pela odontologia é a disfunção das articulações temporomandibulares (DTM), estima-se que cerca de 37% da população no Brasil apresenta ao menos um sintoma deste problema.
Diante desta situação é cada vez mais importante que todo o cirurgião-dentista, independente da especialidade, consiga identificar a DTM. Muitos são os avanços e pesquisas referentes à DTM, desde a anamnese para a identificação do problema, como em casos mais complexos. Por isso, especialistas têm identificado novos métodos para diagnósticos e tratamentos mais específicos e eficazes, que melhoram a qualidade de vida dos seus pacientes.
Mas é necessário que toda classe odontológica esteja atenta para essa questão, e saiba identificar corretamente os sinais e sintomas desses casos.
Diagnóstico de DTM
Hoje os cirurgiões-dentistas têm a seu favor diversos softwares e geradores de imagem 3D que possibilitam análise completa e detalhada das ATM’s, que possibilita realizar vários cortes na imagem captada, além de permitir uma visualização de vários ângulos.
Inclusive o CEO da Kinetec, Cristian Zaniboni, conversou com o Dr. Paulo Roberto Gutierrez, cirurgião bucomaxilofacial e mestrando em Disfunção Temporomandibular, que atua na área de reabilitação com implantes dentários e tratamento clínico e cirúrgico das DTM’s,
Nesta conversa, eles falaram sobre o Teethan e como a tecnologia correta é importante para um diagnóstico eficaz. Será que você já está trabalhando com a melhor tecnologia? Assista ao vídeo para entender mais sobre isso. O link está aqui para você.
Qual a origem de uma DTM
Segundo o termo do 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, os fatores para a origem podem ser: Traumática, psicossociais (ansiedade e depressão) e fisiopatológicas (doenças sistêmicas, pressão intra-articular alterada e genética). O que irá definir o diagnóstico serão os sintomas apresentados pelo paciente e os sinais identificados nos exames clínicos.
Sinais de DTM
- Sensibilidade muscular e das ATMs.
- Ruídos na articulação.
- Posição errada dos dentes.
- Limitação ou descoordenação dos movimentos mandibulares.
Sintomas de DTM
- Dores de cabeça e na orelha.
- Dores na face, nas ATMs e nos músculos mastigatórios.
- Manifestações otológicas(zumbido, vertigem e sons percebidos de maneira abafada).
Tratamentos clínicos
A prioridade do tratamento da DTM é tirar a dor do paciente. Mesmo que depois seja necessário a intervenção cirúrgica, o tratamento clínico é primordial. O objeto é eliminar inflamações musculares e articulares, e melhorar o limite dos movimentos da mandíbula, em alguns casos até posicioná-la de forma correta.
Um dos processos baseia-se no uso da placa interoclusal, sendo a espessura e o tipo da placa definidos pelo profissional de acordo com o diagnóstico estabelecido. Após reabilitar o sistema funcional da articulação, o paciente será encaminhado para a segunda etapa, que na maioria dos casos, será guiada pela ortodontia e, caso necessário, também pode ser incluída a implantodontia.
Hoje alguns profissionais ao invés de usar a placa interoclusal, estão fazendo uso de um procedimento com a toxina botulínica, que é um procedimento menos invasivo. A toxina age junto a junção neuromuscular, impedindo a liberação de acetilcolina por consequência da contração muscular, especialistas consideram esta alternativa muito eficaz, pela substância ser um potente relaxante muscular.
Vale ressaltar se o paciente é alérgico a toxina, antes de utilizar esse procedimento.
Intervenções cirúrgicas
Para casos mais complexos, tem se destacado o uso de próteses articulares. Hoje o Brasil é um dos principais países neste campo, as próteses permitem o reparo da ATMs preservando o movimento articular.
“Esta opção é indicada em casos severos de artrose e permite maior controle da qualidade da movimentação, o que não era possível em outros procedimentos”, explica o Dr. Luiz Fernando Lobo.
Em casos mais severos de DTM é necessário a inclusão de outros especialistas no tratamento, como: Psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas(em casos quando há alongamento do músculo) e fonoaudiólogos (para melhorar o movimento articular).
Para garantir um bom tratamento, e uma boa recuperação do paciente é muito importante o diagnóstico preciso, e o encaminhamento para um profissional especializado, por isso, é importante o profissional saber exatamente os sintomas e sinais da DTM.
Tecnologia na odontologia
Se você pensa em transformar a sua clínica em referência tecnológica e ter avaliações mais completas e mais precisas, você precisa conhecer o Teethan. Quer conhecer mais, está tudo explicado aqui para você.