+55 (51) 3026 8507 [email protected]

A mordida profunda é um tipo de má oclusão que ocorre quando os incisivos da arcada superior cobrem excessivamente os da arcada inferior.

Quais são as consequências?

Esta patologia afeta negativamente a estética do rosto, a postura, mas também e sobretudo o correto fechamento dos dentes e, portanto, a mastigação. Os movimentos da mandíbula são limitados porque este é forçado a se colocar em uma posição mais para trás do que o normal. Isso tende a gerar problemas na articulação temporomandibular e, por sua vez, pode causar sintomas específicos na pessoa como: limitação para abrir e fechar a boca, desconforto nas costas, dor de cabeça, rigidez de nuca e distúrbios da coluna vertebral.

Como é tratado?

A mordida profunda é uma patologia esquelética e, portanto, o resultado da terapia ortodôntica será mais eficaz em crianças e adolescentes. O tratamento, tanto para pacientes mais jovens quanto para adultos, ocorre com a aplicação de aparelhos ortodônticos. Em todo caso, é importante realizar consultas odontológicas desde a infância para diagnosticar prontamente a doença e iniciar a terapia adequada.