Quando falamos em má oclusão, queremos dizer um alinhamento incorreto da arcada dentária superior com a inferior e esse possível desalinhamento pode ocorrer de acordo com os diferentes tipos de gravidade. Em casos mais brandos, pode não criar nenhum desconforto, enquanto nos casos mais críticos pode vir a manifestar alguns problemas muito sérios.
A oclusão dentária incorreta pode originar problemas que podem afetar algumas ações do quotidiano, como distúrbios da fala e dificuldade em mastigar ou engolir. Em alguns casos, então, a má oclusão pode prejudicar a maneira correta de respirar. Favorecer a respiração pela boca aberta pode causar sinusite, tosse crônica e asma.
Em casos graves, a oclusão dentária incorreta também pode ser visível a olho nu. Olhando a aparência do nosso rosto, principalmente o perfil, é possível perceber se existe um desequilíbrio entre a mandíbula e a mandíbula. Sempre distinguindo entre os vários estágios de gravidade da má oclusão, lembre-se que aqueles de entidade menor não são considerados patologias reais. No que diz respeito aos distúrbios de média e grave importância, recomenda-se um exame odontológico minucioso, a fim de identificar o tipo de má oclusão e intervir prontamente na resolução do problema.